sexta-feira, junho 22

... e a paráfrase prossegue...













começou com um passo,


A meu favor

Tenho o verde secreto dos teus olhos
Algumas palavras de ódio
algumas palavras de amor
O tapete que vai partir para o infinito
Esta noite ou uma noite qualquer
A meu favor
As paredes que insultam devagar
Certo refúgio acima do murmúrio
Que da vida corrente teime em vir
O barco escondido pela folhagem
O jardim onde a aventura recomeça.

(Alexandre O'Neill)

---------

de parafraseio...


A meu favor...

tenho o vento que ruma para sul
olhares recheados que o tempo mantem
palavras ternas, de tom indelével;
tenho a ira e a indignação
a capacidade de se incendiar
florestas sombrias de clareiras solarengas
aqui e agora,

como ali e depois
tenho a meu favor
a teimosia persistente em não se deixar vencer
a deliberada rota de viagens em si
a cartografia dos afectos
do amor e da zanga, do riso e da raiva
dos voos e quedas,
do acto falhado transformado em ganho.

a meu favor
o favor de mim

(Esvoaçante)

---------

seguiu de paráfrase em paráfrase...

A meu favor
tenho o sótão cheio de memórias
o jardim do imaginário prenhe
das aventuras que hão-de vir,
tenho mil prateleiras a abarrotar
com os livros que vou ler
e outras tantas vazias
à espera dos que vou escrever;
tenho uma barcaça
no cais da esperança
e a água mansa e queda
à espera que me faça ao mar.

A meu favor
tenho o tempo
que me resta...
até a morte chegar

Maria

e cresceu, prosseguindo

A meu favor
tenho a existência dos selos
pela qual posso influenciar a minha.
Não me saem do pensamento
os selos que nunca vi
e aqueles que estão sempre à minha frente.
E os novos, flor da vida que tenho.
A meu favor
reflectem-me as cartas que entrego
o mais puro contacto entre sombras
que, em harmonia, se iluminam.

O cheiro da tinta, folha e envelope
e da cola de cada selo
é o balsamo dos portos
que dão rumo ao céu dos sonhos.
A meu favor
e a favor dos que vierem comigo.

Carteiro

3 comentários:

Maria Carvalhosa disse...

Não percebo esta! Toda a gente foi comentar no meu sítio... tu é que tiveste a brilhante ideia e eu é que estou a levar com os louros.
Não é justo!

Um beijo, amiga. O mundo não é dos justos, decididamente...

Esvoaçante disse...

Há coisas que estão para além da justiça - ou não precisam dela -; o amor, a amizade ou o Belo, entre elas :))

o mundo é quem o faz ser, sim?!

carteiro disse...

Eu conheço este selo :)
O meu obrigado por teres deixado aqui a minha pequena paráfrase. (com direito a selo e tudo)